Moogle Nest

Wednesday, December 12, 2007

A Clockwork Orange

Quando eu assisti De Olhos Bem Fechados do Kubrick, eu parei 10 minutos depois dos créditos finais tentando entender o que fazia do Kubrick um diretor tão imensamente glorioso como todos dizem que ele é. De verdade, é um filme como qualquer outro, e digo mais: um bem fraco.
Pensei com meus botões que talvez tivesse sido apenas um erro no percurso e peguei 2001: Odisséia no Espaço. Dessa vez, passei 30 minutos depois dos créditos finais tentando criar um motivo para o porquê de eu ter perdido 2 horas na frente da TV. Pra variar, eu tinha sido enganada pela falsa impressão que a modinha deixa pra trás. É modinha dizer que qualquer filme do Kubrick é uma obra-prima, assim como é modinha dizer que Chuck Norris é o cara.
Graças a esses dois fracassos, a minha mente se recusava terminantemente a assistir Laranja Mecânica só porque eu tinha certeza que seria outra negação. Prefiro ler o livro antes de ter certeza absoluta de que o filme vai ser tão desastroso quanto um trem descarrilhado, eu pensei. Taí. Algo que o Kubrick fez. Laranja Mecânica.

Eu não sei até agora se tenho pena ou raiva do Alex. Acho que esse é o bom do filme, o que o Kubrick conseguiu fazer. Você começa sentindo raiva do cara. Tudo que ele faz contradiz o que a narração fala. Eu me senti solidária a pessoa que narrava enquanto queria encher de porrada o personagem de Malcolm McDowell (assim como toda vez que via o Alex na tela eu lembrava do Linderman fazendo cara de inocente pro Nathan na cozinha haha!).
Depois eu comecei a pensar "bem feito", que ele merecia tudo aquilo e tudo o mais. Porém depois, exatamente na cena da chuva em Home, eu comecei a sentir pena do indivíduo. Entrei em uma batalha mental entre gostar ou odiar o personagem.
Queria deixar registrado que, até agora, o único filme que prestou do Kubrick foi esse. Assim que eu achar Dr. Strangelove, The Shining e Lolita pra alugar, eu comento de novo.

Yes, eu ganhei uma máquina de datilografar muito horrorshow de aniversário. ;D
I'm siiiiinging in the rain, just singing in the raaaain...

Labels:

2 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home