Moogle Nest

Friday, October 19, 2007

Canibal

"O sociopata não é uma pessoa absolutamente insensível, mas sensível apenas a seus próprios sentimentos, desejos e necessidades, como se não enxergasse, no outro, um ser humano, a quem deveria alguma consideração e respeito intrínsecos. Os meios (e as pessoas) utilizadas para atingir seus objetivos parecem-lhe pouco importantes. Não têm noção de ética."


Peguei esse livro pra ler na biblioteca do CEUB, Serial Killers Made in Brasil da Ilana Casoy, e acabei viciando no assunto. Li o livro de cabo a rabo, estou tentando achar o outro da mesma autora sobre os serial killers estrangeiros, quero o livro sobre o Zodíaco e vi todos os filmes do Hannibal Lecter. Resolvi procurar outras deficiências mentais do mesmo gênero e achei essa definição interessante de sociopatas.

"O sociopata leva uma vida dupla: mantém uma aparência e atividades cotidianas normais, mas essa imagem não corresponde à sua realidade íntima, anormal, doentia, que só é revelada a suas vítimas, quando estão indefesas."


A partir desse texto, do livro e dos filmes, eu percebi como as pessoas são ingênuas. Achamos que estamos seguros o tempo todo pois temos polícia (ou qualquer que seja o meio de defesa e segurança) mas essas pessoas estão ali o tempo todo. Sociopatas existem com maior constância do que imaginamos e um deles pode ser o nosso melhor amigo. Psicopatas (organizados) também podem ser qualquer pessoa na rua, naquela sessão de cinema ou na festa de 15 anos da sua amiga. Chega a ser sádico.
Gostaria de destacar algumas partes dessas citações acima:
"a quem deveria alguma consideração e respeito intrínsecos"
"sua realidade íntima, anormal, doentia"


Vou procurar saber se sociopatas também tem mania de dizer que o passado não existiu, though ele sofreu muito com ele porque foi traído várias vezes.

Eu tô melhor sim, obrigada aos que se preocuparam com o post anterior. :) É a vida, pessoas vivem e morrem, a gente tem que conviver com isso.

"What a collection of scars you have. Never forget who gave you the best of them, and be grateful, our scars have the power to remind us that the past was real."

- Hannibal Lecter.

2 Comments:

  • Obrigado por comentar no blog...
    Memento mori é essencial para meu entendimento da vida.
    Pode visitar mais vezes... E comentar sempre.

    By Blogger Shibumi, At 11:42 AM, October 22, 2007  

  • Tipo isso. Eu não gosto de pensar que o passado não existiu, pelo contrário. Acho que vou guardar essa frase do Hannibal pra mim.

    By Anonymous Anonymous, At 8:52 PM, October 25, 2007  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home