Moogle Nest

Friday, October 12, 2007

Introdução

Na verdade, o problema é que os filmes premiados pela Academia, desde que ela iniciou suas apresentações em 1928, são muito leves, monótonos, e sem graça. Refiro-me especialmente ao final desses filmes. Examine a lista dos premiados pela Academia, desde o primeiro deles, Wings, até o último, e veja que os finais não têm vida - apenas terminam, nada mais. Não há um final surpreendente, forte, uma reviravolta no enredo, como haveria se pelo menos uma vez tivessem tido sensibilidade suficiente para escolher... Bom, deixa pra lá.
Para que me entendam melhor, preparei vários exemplos que mostram como filmes premiados e famisíssimos poderiam ter causado impacto e surpresa. Bastaria os escritores e diretores terem pensado em certos aspectos. Vejamos:
1. E o Vento Levou...: Na certa você se lembra desse filme. Rhett Butler descobre a verdadeira personalidade de Scarlett e está se preparando para deixá-la. Ela, desesperada, pergunta-lhe o que será dela.
- Francamente, minha querida - responde Rhett - não dou a mínima.
E isso, você deve se lembrar, com as luzes já acesas e o público deixando o cinema aos bocejos. Nenhum choque, nenhuma surpresa, apenas: "Francamente, minha querida, não dou a mínima." Pense só o choque que haveria se o filme terminasse desse jeito:
- Francamente, minha querida - diz Rhett - não dou a mínima.
Há um segundo de silêncio profundo. Aí Scarlett diz:
- Você não pode falar desse jeito com a fina flor das mulheres sulistas! - E pegando uma arma na mesa ao lado, acerta-lhe um tiro no meio da testa, matando-o instantaneamente.

Alfred Hitchcock
Estou péssima.
Hiatus temporário até que se prove o contrário.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home