Moogle Nest

Sunday, November 04, 2007

Obrigado Por Morrer

Faz tempo desde a última resenha séria de filme né? Então tá. Em homenagem a minha volta a minha vida perfeita de locadora, farei minha review deste filme (muito bem assistido enquanto Brasília se acabava em chuva do lado de fora da loja).

Escolhi como título para esta resenha 'Obrigado Por Morrer' porque é basicamente o que o personagem de Aaron Eckhart diz durante todos os 92 minutos do filme. Os culpados são vocês, fumantes, porque vocês fumam e morrem disso. Eu gosto dessa teoria, é extremamente válida na minha cabeça. Eu sempre vi milhares de propagandas de cigarros - homens montando cavalos, correndo pelas pradarias verdes dos Estados Unidos, chegando a um precipício com uma bela vista e acendendo um Marlboro para apreciá-la - e não foi por causa delas que comecei a fumar. Até porque eu não fumo (desconsidere o narguilé). Diariamente sou bombardeada por comerciais da Coca Cola na MTV e eu
detesto Coca Cola: tomo Coca apenas sob circunstâncias extremamente especiais tipo.. me salvar de alguma armadilha do Jigsaw. Isso é self-mutilation pra mim.
A idéia do filme é mostrar de forma irônica e sarcástica a indústria de tabaco dos Estados Unidos. Não duvido que exista realmente alguém como Nick Naylor, mestre em argumentação e porta-voz da indústria que mata mais gente do que armas de fogo. Como vender um produto que todos sabem de todos os males trazidos pelo uso constante (e até passivo)? Teoricamente, até os genocidas tem direito a defesa em um tribunal, certo? Pois bem, ele tem muito jogo de cintura.
E os aspectos... (pausa) peliculares do filme? Eu nunca gostei muito do Eckhart e nunca soube o porquê, achava ele muito sem sal talvez? De qualquer maneira, ele está hilário nesse filme. Suas falas durante a narração são memoráveis, vou ressaltar algumas lá embaixo. O J. K. Simmons o papel que ele mais sabe fazer: chefe durão que só reclama (vide Homem-Aranha). Katie Holmes era totalmente dispensável.
Acho que o que mais gostei nesse filme foi como eles mesclaram direitinho o script e a fotografia, a movimentação das câmeras. Ficou muito bom mesmo. Ajuda a dar aquele toque sádico que o filme queria atingir.
Esse vai ficar com
8.8/10. E isso significa que ele é muito, muito bom.

Memorable Quotes:
Nick Naylor: My job requires a certain... moral flexibility.

Nick Naylor: That's the beauty of argument, if you argue correctly, you're never wrong.

Joey Naylor: Dad, why is the American government the best government?
Nick Naylor: Because of our endless appeals system.

E a minha favorita...
Nick Naylor: Michael Jordan plays ball. Charles Manson kills people. I talk. Everyone has a talent.

Labels:

4 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home