Moogle Nest

Wednesday, September 21, 2005

katrina e a determinação

A determinação do povo americano cada dia me impressiona mais e me faz imaginar o motivo de não ter nascido por lá. Não que eu deteste o Brasil (pátria amada, idolatrada, salve salve), mas eu sou muito mais United States of America e seu patriotismo inabalável plus determinação eterna. Afinal, não é qualquer país que resiste à guerras, críticas, presidentes piece of shit, desastres naturais e continua de pé, firme e forte; e ainda reune forças para ajudar vítimas de tudo isso citado anteriormente. Eu quero um Brasil assim; eu quero, eu quero, eu quero.
Eu posso estar sendo extremamente injusta quando disser o que vou dizer, mas que seja: nunca vi o Brasil reunir esforços para ajudar quem passa por dificuldades como os EUA estão fazendo para ajudar New Orleans e seja lá qual outra cidade foi atingida pelo Katrina. Nunca vi brasileiros se mobilizarem para arrecadar suprimentos - de verdade, e não lata de leite em pó e saco de arroz de 1kg - para ajudar quem sofreu perdas por causa de catástrofes naturais. O que eu vejo é gente indo parar em albergues por terem perdido suas casas e suas vidas.
Com certeza tem gente que ajuda; eu ainda lembro dos sacos de roupas para as vítimas do Tsunami que eu mandei, mas cadê a ajuda de verdade? De toda a população? O famoso "cada um faz a sua parte"? Não me admira que o Brasil esteja na situação deplorável que está, entupido de malas e cuecas de dinheiro e mensalão e mensalinho. Concordo plenamente com quem quer que me disse outro dia que "a política é um reflexo da sociedade"; olha a sociedade brasileira como é, lá na TV Câmara. Mas isso é tese para outra das minhas divagações intelectuais.
O fato consiste em americano entender perfeitamente o que é solidariedade; mesmo que só o pratique no seu próprio país, para os próprios americanos. E brasileiro só entender o significado de "dólar", "praia", "bunda" e "paraíso fiscal em algum país pelos lados da Europa".
Ah, eu sou sim uma árdua defensora dos americanos.

Próximo tema: referendo contra a legalização da venda de armas de fogo no Brasil. Eita coisa boa.

3 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home