Moogle Nest

Tuesday, September 13, 2005

Desventuras em Série

Uma das poucas boas adaptações de livros para o cinema, mas o livro continua sendo superiormente melhor. Conta a estória de 3 órfãos - Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - que perderam os pais em um misterioso incêndio enquanto eles estavam fora de casa. Os três vão viver com o primo em terceiro ou quarto grau, Conde Olaf. Mas Olaf tem planos bem mais malignos por trás da imagem nada convincente de bom-guardião; que, na verdade, consegue ser convincente para todos, mesmo que as crianças afirmem o contrário. Ele insiste em querer roubar a herança milionária dos Baudelaire.
No filme, a estória termina aonde o primeiro livro termina, mas o desenvolvimento do script passa pelos 3 primeiros livros. Todo o mistério do filme é bobinho e bem pouco original, mas o mistério dos livros é mais complexo e ainda sem solução (já que só há versões em português até o 10º livro, se não me engano, e a série vai até o 13º segundo o autor, se não me engano²).
A reprodução dos personagens ficou bem parecida, exceto Sunny que deveria ser bem menor no filme. Muitos disseram que gostaram do Olaf do Jim Carrey, mas eu achei ele engraçadinho demais; Olaf é mais sarcástico e cruel nos livros. Mas o filme reproduz bem o clima fantasioso dos livros. Neles, existem um prédio com uma cobertura com mais de 40 salas e 60 quartos; um hospital metade inacabado; um lago cheio de sanguessugas e uma cidade onde corvos cobrem as ruas de modo que não se enxerga o chão.
O livro é doido. Deve ser por isso que gostei tanto dele.

Labels:

1 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home