Moogle Nest

Friday, May 05, 2006

20 páginas

Quando vou comprar um livro novo, eu sento nas mesinhas/sofazinhos confortáveis da livraria e leio umas 20 páginas pra ter certeza de que não vou desistir da leitura no meio do caminho. Dizem que a primeira frase de um livro te diz tudo que você precisa saber sobre como ele vai ser até a última página. Então eu assumo que se eu chego na vigésima página e tive espamos de vômito esporádicos, o livro é ruim. Quando não dá tempo de ler até a vigésima página e mesmo assim eu levo o livro, geralmente eu acabo largando num canto.
Também tem a errônea premissa de que se eu gostei do livro x do autor y, certamente o livro z do mesmissimo autor vai ser bom também. Doce engano quando o autor simplesmente cuspiu uma história capenga num bando de folhas brancas esperando ser aceito pela sua popularidade. E tem os autores que parecem que escreveram o livro só pra dizer 'ó, escrevi tá, editora? Fãs, calem a boca agora tá bom?'. Esses livros são ainda mais cuspidos que os da situação anterior.
Vamos aos respectivos livros e autores: O Trílio Negro, da Marion Zimmer Bradley, Julian May e Andre Norton. Fortaleza Digital, do Dan Brown. A Vida, o Universo e Tudo o Mais, do Douglas Adams.
Não sei porquê eu comprei o Trílio Negro. Não me pergunte, não quero nem saber também. Fortaleza Digital foi um erro perdoável da minha parte. Levei achando que Dan Brown, depois de escrever dois grandes (e parecidíssimos) livros, escreveria algo ainda mais interessante. Parei na página 25 porque a descrição piegas de como era o corpo da Susan Fletcher me enojou. Eu amo o jeito simpático e sarcástico de escrever do Douglas Adams. Eu amo o Guia dos Mochileiros, o Restaurante no Fim do Universo e Obrigada Pelos Peixes. Mas eu simplesmente ODIEI a Vida, o Universo e Tudo o Mais. Eu me forcei a terminar de ler porque queria desesperadamente passar para o quarto livro - só pra depois perceber que ler o terceiro era totalmente desnecessário para ler o último.
Tenho que começar a seguir minha regra de 20 páginas com mais rigidez e me policiar para não, NÃO comprar livros por pura e mera tentação de comprar livros.

[I shouldn't wait for you
I think it's too late for you
Too many toxic tantrums
Have watered down my fear
Too much of your thunder
Killed all my wonder for you]
.Shivaree - Queen-Sized Tomb
- and I'm not afraid of you.

4 Comments:

  • eu qdo vou comprar um livro, vejo a sinopse dele, leio as "orelhas" para ver como é a narração e pronto se eu gosto eu levo e raramente eu levo um livro que nao gosto

    eu amo minha namorada (L)

    By Blogger Azrael, At 6:18 PM, May 05, 2006  

  • acabo de descobrir que tem como acessar o seu blog pelos pcs espalhados pela faculdade ahahahah

    muito bom \o/

    ps; vc deve estar se perguntado pq diabos eu nao to na palestra,e que ela nao começou ainda e to aqui matando tempo eheheh

    By Anonymous Anonymous, At 7:40 PM, May 05, 2006  

  • Ainda tem um livro ENORME que ganhou de aniversário para ler.
    Fico chateado de você parecer não ter dado bola pra ele :(

    By Blogger Salomão "Tek", At 1:41 PM, May 06, 2006  

  • Mas eu dei e você sabe. ¬¬

    By Blogger Juliana M., At 3:41 PM, May 06, 2006  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home