Moogle Nest

Saturday, October 01, 2005

Guia do Mochileiro das Galáxias

"No início, o Universo foi criado.
Isso irritou profundamente muitas pessoas e, no geral, foi encarado como uma péssima idéia."

- Douglas Adams em O Restaurante no Fim do Universo.

Ele é brilhante, ele é sarcástico, ele é bem-humorado, ele é inteligente. Ele é meu muso. *gorda de ópera canta* Quem nunca ouviu falar do Guia do Mochileiro das Galáxias? Depois do lançamento do filme, a "trilogia de quatro livros" (que eu descobri que são 5 na verdade) tornou-se febre de pseudo-inteligentes. Mas eu gosto tanto de ser pseudo-inteligente e poder apreciar estes livros.
O Guia do Mochileiro das Galáxias: a estória começa com Arthur Dent, um britânico amante de chá que sofre com uma incrível falta de sorte. O começo dos seus sofrimentos vem de um belo dia que podia ser considerado comum se Arthur não fosse obrigado a deitar na lama na frente de tratores para que eles não derrubassem sua casa. Após encontrar seu amigo Ford Prefect e ser carregado para um bar, Arthur volta correndo para ver sua casa destruída e ser salvo por Ford da destruição do planeta Terra pelos Vogons. Enfim, o livro fala sobre um livro que se chama Guia do Mochileiro das Galáxias que... ajuda mochileiros a se dar bem na galáxia.

"(...)O Guia do Mochileiro das Galáxias já substituiu a grande Enciclopédia Galáctica como repositório-padrão de todo o conhecimento e sabedoria, pois ainda que contenha muitas omissões e textos apócrifos, ou pelo menos terrivelmente incorretos, ele é superior à obra mais antiga e mais prosaica em dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais barato; em segundo lugar, traz impresso na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO."

O livro é ótimo, divertido, inteligente e inovador. Só não recomendo o terceiro (Vida, o Universo e Tudo o Mais) pois está bem fraco se comparado aos outros. Hoje descobri que o motivo é a pressa de Adams para escrever os livros. A editora exigia os livros em um prazo e ele nunca entregava a tempo. Acho que esse terceiro foi o mais afetado por isto; eu simplesmente perdi a vontade de devorar o livro rapidamente que tive nos outros dois. Mas, enfim, ótimos livros.
Eu escrevi paca nesse post né? Mas a maior parte são trechos dos livros. Qualquer dia eu falo sobre o filme. E então, todos estão com suas toalhas?

3 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home