Moogle Nest

Tuesday, May 06, 2008

Dos motivos para se cursar Jornalismo no UniCEUB.

  1. Professores completamente fora da realidade.
Meu professor de História da Imprensa chama-se Paulo Paniago. Já trabalhou no Correio Braziliense e o escambau. A maioria do corpo docente do CEUB lambe os sapatos dele porque ele é um ótimo professor, tem muita experiência e é um nerd em literatura - o detalhe extra é que dizem (e eu discordo inteiramente) que ele é o professor mais bonito do bloco de Comunicação Social. Ele realmente é isso tudo, mas o que costumam esquecer de acrescentar é que ele é louco. Doido.

Maluquice número um: nosso trabalho para complementar a segunda menção (temos três menções por semestre) é fazer uma árvore genealógica da nossa família partindo de nós até onde conseguimos subir, ou seja, ele quer saber quem foi o português que veio da Europa e comeu a indiazinha em 1500 e bolinhas. Quando ele disse isso, achei que estava brincando e, no meio da minha risada, disse "tá brincando professor", para o que ele respondeu "não estou". Pior: ele quer datas de nascimento e falecimento de cada pessoa e suas respectivas funções biológicas no grande ecossistema chamado Terra. Eu comentei que era impossível ir mais longe que minha bisavó e ele disse que então eu ia ficar sem menção. ELE É LOUCO. O motivo deste trabalho, diz ele, é que "jornalista que é jornalista vai atrás da informação, então vocês tem que procurar até em cartórios atrás do registro de nascimento de seus antepassados".

Maluquice número dois: o semestre letivo termina na primeira semana de julho mas a maioria dos professores terminam toda a matéria duas semanas antes, afinal, quanto mais cedo eles terminarem, melhor para eles e para nós já que todo mundo vai viajar mesmo. Não o Paniago. Fui sutilmente perguntar até quando iria a matéria já que 1) dia 28 de Junho eu já não me encontro presente no Brasil e 2) eu misteriosamente já tenho 10 faltas das 16 que eu posso ter nas aulas dele e faltar duas semanas de aula dele fatalmente me reprovaria depois de ralar estupidamente para tirar MS na prova onde todo mundo tirou MI. Ele disse que as aulas dele vão até o último dia letivo, pontualmente. O motivo disso é que não tem motivo, ele simplesmente quer cumprir fielmente o calendário.

Maluquice número três: um belo dia ele resolveu que nossa aula seria contada em um seminário que não tinha absolutamente nada a ver com Jornalismo (nem Comunicação Social). Até aí tudo bem, mas ele nos avisou deste fato na véspera do seminário cuja inscrição custava absurdos R$30! Eu argumentei que era um absurdo e que eu não iria de jeito nenhum - entre meus motivos, o seminário ocorreria em algum dos milhares de blocos na UnB e eu simplesmente não sei andar naquele pequeno planeta - , e ele respondeu que quem não fosse levava falta. Cool.

Maluquice número quatro: em nossa última aula com ele, ele escreveu no quadro "O Globo" e durante uma hora e quarenta, ele falou única e exclusivamente sobre o quanto as mulheres não prestavam e que gostavam de apanhar e como o romantismo estava fora de moda.

Maluquice número cinco e minha favorita até agora: esta aqui não aconteceu na minha turma e sim em Jornalismo 3º semestre no noturno, mas foi uma história tão bizarra que no dia seguinte de manhã, todo mundo já sabia. Eis que Paniago adentra a turma do noturno e manda que todos discutam o texto que ele havia passado para leitura e análise. Acontece que a turma do noturno não é muito sociável e ninguém é amigo de ninguém lá, então todo mundo ficou olhando para o quadro com cara de cobaia de laboratório. Paniago então se irritou (ele se irrita fácil) e então seu estado maluco começou. Ele começou a falar em - pasme - inglês, francês e alemão. Começou a falar coisas, mesclando as três línguas em uma frase só, coisas como "porque vocês não estão discutindo o texto?", "começem a discutir o texto logo" e "esta turma é impossível" ou qualquer um dos sermões que ele paga por não sermos jornalistas de verdade. Em inglês, francês e alemão. Como nem todo mundo entende inglês, francês ou alemão - e mesmo que entenda qualquer um deles, certamente fica perdido quando misturam os três -, a maioria da turma não entendeu nada. Então ele falou em português que era para a turma o seguir até fora do bloco. Quando chegaram até onde ele estava, perto das escadas do bloco, ele mandou todo mundo sentar nas escadas e começou a dar aula em inglês. Depois de passar todo o tempo da aula nas escadas, ele levou a turma de volta à sala e começou a escrever frases desconexas em inglês e francês no quadro. Ainda teve a capacidade de dizer "I won't write in german because I don't remember german grammar anymore" e voltou a escrever. Quando o tempo da aula terminou, ele fez a chamada, disse "bye people, read the text and discuss it" e foi embora.

10 Comments:

  • CAralho a ultima maluquice e pesada demais!isso realmente aconteceu!!!
    otimo texto!!haahah

    By Blogger Poeta Punk, At 2:21 PM, May 07, 2008  

  • Mermão, né não Paulo! Ele é doido, doido de pedra.
    Tinha perdido o link pro seu blog, agora reencontrei, vou colocar ele nos meus links pra não perder mais.

    By Blogger Juliana M., At 3:10 PM, May 07, 2008  

  • Esse cara é bem pancada. Perfeito pro HPAP.

    By Blogger Salomão "Tek", At 3:37 PM, May 07, 2008  

  • Gente do céu, dar aulas em quatro línguas é mais que maluquice já!
    But I wish I have had such a weird experience. Serait tellement bizarre.

    By Blogger Clarissa, At 2:17 AM, May 10, 2008  

  • Ele parece genial.

    By Blogger Cidadão ³, At 11:55 PM, May 11, 2008  

  • Ele é.

    By Blogger Juliana M., At 2:58 PM, May 12, 2008  

  • Primeiro, você ta tão viciada em Rapaduracast que já está até no Now Playing aqui no lado. E 3 vezes! XD
    Segundo, você esqueceu da parte em que ele ficou olhando você sair da sala e quase me fuzilou com os olhos quando me viu rindo.
    Terceiro, ele é feliz, véi.
    Quarto e último, são 18 faltas. =D
    =******

    By Blogger Minny, At 5:32 PM, May 12, 2008  

  • É porque meu iTunes é bugado e eu tive que ouvir no Winamp e demorou um tempão pra sair certo, daí fiquei clicando tresloucadamente.
    OMG são 18 faltas?! Então tá tudo bem. ;D

    By Blogger Juliana M., At 6:14 PM, May 12, 2008  

  • Mas ele realmente é o professor mais bonito do bloco da comunicação (fazer o que se não tem muitos professores bonitos no Ceub?). De qualquer forma, eu não estava presente na maluquice número quatro (ainda bem, pois provavelmente estaria do lado dele tirando a parte de que mulher gosta de apanhar), e seria engraçado ter visto a número cinco.

    By Blogger Unknown, At 7:35 PM, May 13, 2008  

  • Hahaha... se eu não tivesse aula com ele eu ficaria assustada. Engraçado como descrevendo as maluquices assim tudo fica tão mais maluco hehehe!!

    :D gostei do texto radio-correndo...oops...Jú

    :****

    By Blogger Dany Graziani, At 11:56 PM, August 27, 2008  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home