Moogle Nest

Monday, April 07, 2008

Da liberdade à imprensa.

Se os jornalistas, egocêntricos como são (somos), parassem para olhar para algo além do seu próprio umbigo, talvez chegariam (chegaríamos) a uma verdade fundamental da profissão que aparentemente ninguém parou pra pensar ainda: não existe a utópica liberdade de expressão em veículos de informação que os jornalistas pregam. Analisem comigo.
O Estado não impôe normas ou regras para a publicação de notícias e/ou opiniões, isso é liberdade de expressão, certo? Você pode falar o que quiser, quando quiser, da forma que quiser; isso é liberdade de expressão, né? Se o governo resolver publicar uma lei que impeça a imprensa de publicar notícias sobre, digamos, agentes da ABIN que vão trabalhar na Colômbia infiltrados. Ora, os veículos de informação - vulgo jornais, revistas e telejornais - são os primeiros a dar piti por causa da liberdade à imprensa. Perceba apenas a completa e ignorante falta de lógica dos veículos: são agentes infiltrados e não pessoas com crachás escrito "Fulano Sicrano, Agente Secreto".
Então não pode censurar assim porque senão é "ditadura da informação". Porém qualquer pessoa que tenha se dado o trabalho de estudar algumas páginas sobre jornalismo tem conhecimento do monopólio exercido pelos patrocinadores. Quem não conhece ou não tem idéia da profundidade, vou explicar de um jeito bem facinho: o patrocinador do veículo é a favor do Lula, você tem uma matéria maravilhosa sobre um escândalo envolvendo o Lula, você manda pro seu redator-chefe mas ele vai mandar de volta com uma folha amarelinha colada em cima escrito "LIXO". Daí você vai lá, revoltadíssimo, perguntar porque não vai ser publicado e seu redator-chefe responde mais ou menos assim: "normas do patrocinador, não podemos ser um jornal de opinião contrária ao patrocinador senão, ora pombas, ele não nos patrocina". Daí você, como qualquer bom profissional, se rebela, discute, argumenta e diz que não vai escrever outra matéria para aquela página e que só assina se for aquela ali. Seu redator-chefe vai apertar sua mão, dizer tchau e mandar você recolher seus pertences na próxima segunda-feira. :D
Basicamente, o que vai contra o patrocinador, não se publica. Se for publicado, pode contar com uma diminuição de 20 linhas na sua matéria e que certamente as eliminadas serão as mais comprometedoras. Isso é liberdade à imprensa.
Novamente, vale a pena se desgastar com discussões sobre sim ou não à Lei de Imprensa se mesmo que ela passe a existir - para o bem ou mal da publicação de notícias sem censura - ainda somos, nós jornalistas (e aspirantes xD), controlados pelos patrocinadores?
Não cheguei a nenhuma opinião concreta ainda, adoraria ouvir vocês, leitores misteriosos e desconhecidos do meu blog.

7 Comments:

  • Dei risada um dia, assistindo o Jornal Nacional. Uma matéria bem detalhada sobre as peraltices da Dilma "Youssef" e todo o escândalo e tudo mais, aí logo em seguida COMO POR MÁGICA, mostraram uma pesquisa de satisfação com o governo Lula, que havia aumentado 5% desde a última.

    É lindo, isso.

    By Blogger Daniel Bastos, At 12:42 PM, April 07, 2008  

  • Não dá pra ser um jornalista sério no Brasil, especialmente no governo Lula.
    Que simplesmente não admite críticas e acha que governar por MP aumentando verba para programas sociais (o que, em ano de eleição, é crime) para os pobres é "o ó".
    Por isso adoro ir e voltar do trampo todo dia ouvindo a CBN. Míriam Leitão, Lúcia Hippolito, Gilberto Dimenchato (às vezes) e Carlos Alberto Sardenberg são geniais!

    By Blogger Salomão "Tek", At 12:53 AM, April 08, 2008  

  • Por isso que confio mais nos publicitários. Mesmo sendo definitivamente uma escória pior da humanidade (superados apenas pelos advogados e outros operadores do Direito), pelo menos eles são mais honestos e admitem estarem alí só para vender o peixe.

    Incrível, poucas são as oportunidades que encontro para falar bem (bem?) desta raça imunda da qual sou membro honorário.

    By Blogger CF, At 4:09 AM, April 08, 2008  

  • É. Apesar de serem as duas categorias que impedem os jornalistas de ostentarem o título de pior escória da humanidade, neste ponto os advogados e os publicitários (seres da mesma família de hematófagos) são mais honestos: é notório e visível que eles prostituem-se pelos clientes.

    Incrível, consegui fazer um elogio duplo a estas duas categorias! =)

    By Blogger CF, At 4:13 AM, April 08, 2008  

  • De um certo modo, os publicitários mandam nos jornalistas né, hahaha.
    Que ironia. :)

    By Blogger Juliana M., At 11:34 AM, April 08, 2008  

  • Uia! Não é que os dois comentários entraram?

    Não. De certo modo os jornalistas são tão "byeatches" quanto os publicitários. Quem manda mesmo é o cliente.

    By Blogger CF, At 2:20 PM, April 08, 2008  

  • Ju, quando eu tava vendo uma das palestras dessa semana eu lembrei de vc e desse texto! Alguém perguntou exatamente sobre isso, essa suposta liberdade! Essa falsa liberdade...e a resposta, jah sabe ne...foi só enrolação. O cara falou que existem regras no emprego e blá, blá blá eheheh! Mas, mt legal seu texto!! :D adoreii !!

    e q bom q vc leu o meu...vo assisti o filme "sociedade dos poetas mortos", fiquei curiosa agoraa!! BjauM!

    By Blogger Dany Graziani, At 12:19 PM, April 10, 2008  

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