Moogle Nest

Tuesday, June 24, 2008

Os dezenove anos

Dezenove anos é uma idade interessante. Eu já pensava nisso antes de ler o post da Minny no blog dela, mas agora ela me instigou a comentar.
Dezenove é aquela idade que não é nada além de depois de dezoito e antes de vinte. Não tem sentido nem razão de ser e certamente não faz muita diferença. Meu aniversário de dezenove anos foi bom e tudo, mas nem foi memorááável como o de dezoito ou o de dezesseis.
Dezenove anos, pra mim, é aquela idade indeterminada pelo espaço-tempo. Eu não sou velha e responsável o bastante, mas também não sou nova e bobinha demais. Não posso dizer "me deixa em paz" pros meus pais porque eles respondem que acabei de fazer dezoito e não sei de nada ainda. Também não posso dizer "mãe, você bem que podia pagar minha conta do cartão de crédito" porque eu já fiz dezoito há quase dois anos e já estou bem crescidinha.
Quando você diz "eu tenho dezenove anos", as pessoas não têm nenhuma reação. Não é como quando você diz "tenho dezoito" e elas pensam "nossa, acabou de se tornar de maior". Não é como quando você diz "tenho vinte" e elas pensam "caramba, é praticamente um adulto". Isso sem contar com a degradação moral dos números com valores menores que vinte. Vinte não é vinte e um, mas é quase lá porque pelo menos já passou da casa numérica do dez. Dezenove é o quase lá mas não chegou lá; então, whatever.
Com dezenove, você continua com a imagem de aborrecente. Com vinte, você magicamente adquire um status de supremacia cósmica lhe permitindo acesso aos mais profundos pensamentos dos adultos na casa dos trinta.
Não tema, Minny, por fazer dezenove amanhã. Apesar de todas as estranhezas da idade, é essencial que você passe pelo dezenove pra chegar no vinte. Vai ser um dia maneiro e especial porque é o seu dia! Em todo caso, você ganha almoço e jantar grátis, pelo menos. :D (L)

1 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home